ULTIMAcTO
"blog experimental e não oficial do ULTIMAcTO Grupo de Teatro de Cem Soldos, concelho de Tomar."......... não é um blog qualquer, é um blog que apenas pretende ser um "placard" de colagem de recortes da vida do ULTIMAcTO
27
Out 09

 

Reportagem do Espectáculo “Espirros e Palpitações”
 
 
“Espirros e Palpitações” foi a peça que o Grupo Cénico de São Joaninho – Santa Comba Dão – apresentou em Cem Soldos no Sábado dia 24 de Outubro.
Já passava das 21:30h quando se iniciou o espectáculo encenado por Manuel Ramos Costa tendo por base textos do escritor russo Anton Tchekhov.
Um espectáculo que durante mais de uma hora, apresenta duas peças de Tchekhov: “O Urso” e “Um Pedido de Casamento”.
 
“O URSO”.
Este texto retrata a vida de Popova, viúva há sete meses, que leva uma vida de recolhimento e de solidão, procurando fazer de sua casa um espaço semelhante ao do túmulo onde se encontra o seu tão amado marido. A sua única companhia é a alegre e leal governanta Leocádia, que, em vão, procura convencer a sua senhora a interromper a severidade do seu luto. Mas tudo muda, quando o sossego fúnebre daquele lar é perturbado pela visita inesperada de um credor, que conseguirá muito mais do que uma simples cobrança…O Urso constitui um óptimo exemplo da mais eficaz dramaturgia de Tchekhov. Aquela que se situa entre a simplicidade da concentração da acção e das personagens e o território híbrido do humor e da ironia, na representação da vida social pequeno-burguesa.
 
“UM PEDIDO DE CASAMENTO”
Quando Ivan Vassilyevitch se dirige a casa do respeitável Stepan Stepanovitch, para pedir a mão da desejada Natalya Stepanovna, está longe de imaginar que irá enredar-se numa hilariante série de situações que o obrigarão a muito mais do que obedecer simplesmente ao ritual de um pedido de casamento…
E assim, com apenas três personagens, Tchekhov consegue concentrar, com a genialidade da sua dramaturgia, as pequenas misérias, a cobiça, as vaidades e as dissimulações da pacata vida conjugal burguesa.
 
O público, em número superior a meia centena, riu e aplaudiu o divertido espectáculo representado por um elenco ainda bastante jovem mas que mostra já uma grande experiência e à vontade na Arte de Talma.
 
A programação Teatral em Cem Soldos prossegue dia 29 de Novembro com o espectáculo infantil “Papiniano e o Pirata Torniquete” pelo Teatro Emergente de Aguada de Baixo – Águeda
 
 
 
 
 
 
 
PRONTO ultimacto-teatro às 00:15