ULTIMAcTO
"blog experimental e não oficial do ULTIMAcTO Grupo de Teatro de Cem Soldos, concelho de Tomar."......... não é um blog qualquer, é um blog que apenas pretende ser um "placard" de colagem de recortes da vida do ULTIMAcTO
01
Abr 09

Mostra Teatral Concelhia '09

Mostra Tomar

 

 

2 a 5 Abril 2009
Quinta-feira, 2 Abril, 21h30:
"NO PAPEL DE MEDEIA"
Oficina de Teatro Canto Firme

Uma actriz passa a sua vida obcecada pela representação de “MEDEIA” “... anda agarrada à carcaça de Medeia. Come e dorme com os seus demónios, de que outra coisa quer ele saber?”
A tragédia de Eurípedes vai ao longo da sua vida constituindo-se na sua própria tragédia.
O autor do texto escreve acerca da personagem:
Maniacamente destruirá, conforme à heroína que abraça, os filhos que nela engendrou o amante traidor. E até a casa de teatro, na qual um palco vazio, corroído pelo interminável tempo de um país pequeníssimo, parecia esperar por ela, até essa acabará por ir sendo
lentamente demolida.

Adaptação do texto “Medeia” da autoria de Mário Cláudio.
Público-alvo: M/12
Duração: 60 min.

- - -

Sexta-feira, 3 Abril, 21h30:
Excertos de "O NOME DA ROSA" e "A FESTA DE BABETTE"
Fatias de Cá

O Grupo de Teatro Fatias de Cá irá apresentar dois trechos de obras do seu repertório, nomeadamente das obras de Umberto Eco e Karen Blixen, respectivamente.
“O Nome da Rosa” relata a história de Guilherme de Baskerville, um teólogo imperial que, em 1327, descobre um monge morto numa misteriosa abadia, o primeiro de sete cadáveres.
Por sua vez, “A Festa de Babette” retrata um jantar dado por Babette, uma francesa fugida na Dinamarca, em honra do 100.º aniversário do pastor e que muito dará que falar na pequena vila...

Público-alvo: M/12
Duração: 40 min. (20min. cada)

- - -

Sábado, 4 Abril, 21h30:
"A BENGALA"
ULTIMAcTO (SCOCS)

Dois irmãos sem posses decidem um dia ir à esplanada, onde normalmente só vão os ricos.
Como ganharam algum dinheiro extra, pagaram todas as contas, e decidiram ir ter uma noite à grande. Com o andamento da cena, começam a aparecer dúvidas, começam a pensar se realmente fizeram bem ou não. Será que se deve aproveitar o momento? Ou será que não devemos arriscar nada, sempre a pensar no dia de amanhã?

Uma adaptação do grupo a partir do texto de Prista Monteiro.
Público-alvo: M/12
Duração: 50 min.
Tipo de peça: Comédia Non Sense

- - -

Domingo, 5 Abril, 15h30:
"SONHO MÁGICO"
Ciranda em Palco (CIRE)

Um grupo de amigos encontram-se em casa de uma amiga para brincar e decidem ouvir uma história de uma sereia. Todos adormecem ao ouvi-la e sonham que estão no fundo do mar...
Este Sonho Mágico fala de uma sereia que queria muito ir a terra com o seu fiel amigo caranguejo, conhecer os humanos e fazer novas amizades.
O pai acaba por autorizar a sua ida a terra e ela apaixona-se por um pescador que salvou de uma tempestade. A sereia fica triste por não ser humana mas é ajudada por uma feiticeira que lhe dá pernas em troca da sua bela voz. O pescador apaixona-se pela sereia e vivem felizes para sempre em terra... e ainda muito mais felizes ficam depois de o caranguejo conseguir devolver a voz à sua amiga.

Público-alvo: M/3
Duração: 40 min.

- - -

Domingo, 5 Abril, 18h00:
"O TIO SIMPLÍCIO"
Grupo de Teatro da Associação Recreativa de Aboboreiras

O Tio Simplício, regressa do Brasil rico, sexagenário e sem nunca ter conhecido uma mulher.
Dona Teresa, senhora de idade, ambiciosa, é mãe de Dona Cândida, uma jovem a passar a idade de casar.
Em conjunto com o Dr. Simões, tratam de casar a filha com o Sr. Manuel Simplício. O objectivo de Dona Teresa é cuidar do futuro da filha e do seu, através da fortuna do genro. O Dr. Simões pretende através deste casamento aumentar o seu número de clientes na região.
Luís é um jovem aventureiro, sobrinho de Manuel Simplício, cujo principal objectivo é gastar o dinheiro que lhe chega sem ele saber muito bem porquê. Absorve-se em aventuras desmedidas, vindo a apaixonar-se em altura errada, pela pessoa errada.

Original de Almeida Garrett, numa adaptação pelo grupo.
Público-alvo: M/12
Duração: 1h 30m
 
 

datas e horários
2 a 5 Abril 2009
 
 local
Lagares d'El Rei
 
 promotor
CMT - Divisão de Animação Cultural e grupos de teatro participantes
 
 contactos
cultura@cm-tomar.pt
Tel. 249 329 876
 
 informação adicional
Entrada Livre em todos os espectáculos
 
PRONTO ultimacto-teatro às 23:54