ULTIMAcTO
"blog experimental e não oficial do ULTIMAcTO Grupo de Teatro de Cem Soldos, concelho de Tomar."......... não é um blog qualquer, é um blog que apenas pretende ser um "placard" de colagem de recortes da vida do ULTIMAcTO
19
Mai 09

 

O som das gaitas-de-fole e dos tambores invadiu a tranquilidade de Cem Soldos. O som, bem alto e afinado, fez as pessoas sair de casa e dos cafés. Curiosos, intrigados pela melodia que invadia a calma, o sossego das 21:00h de Sábado, 16 de Maio de 2009. Começou assim o programa da XIII Mostra de Teatro de Cem Soldos, com a animação dos músicos “TRIPANU”, percorrendo as ruas de Cem Soldos, convidando e conduzindo, entusiasticamente, as pessoas até ao Auditório, onde às 21:30h começaria o espectáculo de Teatro “SOS em MIAMI” do CEGADA – Grupo de Teatro de Alverca. Este espectáculo, apresentado com um registo documental, é um pouco diferente daquilo que anteriormente o CEGADA havia apresentado em Cem Soldos e, insere-se num movimento que tem originado manifestações em todo o mundo, pelo décimo aniversário da prisão e julgamento, sem culpa formada, de cinco cubanos, em Miami, pelas autoridades americanas, acusados de espionagem: Gerardo Hernandez Nordelo, Ramon Labañino Salazar, René Gonzalez Sehwerert, Fernando Gonzalez Llort e António Guerrero Rodriguez. No final, um pequeno debate sobre o espectáculo e a realidade que retrata, serviu de esclarecimento a todos quantos estavam no Auditório. Á saída, o som das gaitas-de-fole e dos tambores do “TRIPANU”, recomeçava, voltava a invadir a noite calma e tranquila de Cem Soldos.

 

No dia seguinte, Domingo, “A Bela Princesa do Norte” visitou Cem Soldos, através da magnífica interpretação do CONTACTO – Grupo de Teatro Água Corrente, de Ovar. Um fabuloso, espectáculo, inspirado numa lenda algarvia, com uma belíssima encenação feita por Manuel Ramos Costa. Um elenco bastante jovem dando vida aos muitos personagens. Cenários de encantar, cantigas de embalar, bruxas e princesas, reis e rainhas, transportaram mais de uma centena de pessoas até “Terras do Algarve, até às amendoeiras em Flor”.

 

No próximo fim-de-semana, a XIII Mostra de Teatro de Cem Soldos, continua com mais dois espectáculos. O primeiro, acontece no Sábado, dia 23, às 21:30h e dá pelo nome de “A Ratoeira”. É uma adaptação de um texto de Agatha Christie feita pelo grupo de Teatro de Benavente. Domingo, pelas 16:00h, será a vez de se assistir aos “Diiz-Parates” dos Amigos da Terra – Grupo de Teatro de Carregosa, Aveiro. Uma comédia onde os protagonistas, a partir de objectos do dia-a-dia, criam situações cómicas.

 

 

 

 

"TRIPANU"

 

 

"CEGADA"

 

 

"CONTACTO"

 

fotos de Joel César - ULTIMAcTO

 

PRONTO ultimacto-teatro às 01:22