ULTIMAcTO
"blog experimental e não oficial do ULTIMAcTO Grupo de Teatro de Cem Soldos, concelho de Tomar."......... não é um blog qualquer, é um blog que apenas pretende ser um "placard" de colagem de recortes da vida do ULTIMAcTO
23
Mai 09

XIII MOSTRA TEATRO DE CEM SOLDOS

MAIO 2009

LOCAL: AUDITÓRIO

 

 

SÁBADO 23 MAIO - 21:30 HORAS

 

 

 

 

"A RATOEIRA" - SOBRETÁBUAS

 

 

O Grupo de Teatro SobreTábuas, estreia em Benavente uma das mais importantes peças de teatro da grande romancista inglesa Agatha Christie.

A Ratoeira, estreou em 1952, no Teatro Ambassadors, em Londres, e ainda hoje, passados 56 anos sobre essa data, se encontra em cena naquele teatro londrino.

Em Portugal, a peça foi produzida em 1962, no então Teatro Monumental, contando com um elenco que juntou alguns dos nomes mais importantes do Teatro Português da segunda metade do século XX: Maria Dulce, Rui de Carvalho, Paulo Renato, Fernanda de Sousa, Armando Cortez, Lily Neves, João Vilaret e Rogério Paulo.

Na presente encenação, tentámos, dentro das possibilidades económicas de um grupo de teatro de amadores, manter o espírito e a atmosfera de um solar inglês do século XIX, elaborando um cenário que correspondesse à preocupação de verosimilhança que, desde início, quisemos impor a este projecto.

Pensamos que um policial, escrito por uma das mais rigorosas autoras do género, obriga a um clima de realismo (não exacerbado, no entanto), para o qual o registo de representação actual tem dificuldade de adaptação. Daí que esta produção do SobreTábuas tenha demorada, na sua transposição cénica, mais tempo do que tínhamos previsto. A peça de Agatha Christie obrigou-nos a um esforço suplementar de reflexão e de forma de representar que tornou difícil a sua concretização. Mas aqui estamos a mostrar-vos um dos mais exigentes e interessantes textos de teatro elaborado pela pena genial da criadora de Hércule Poirot. Esperamos que esta nossa Ratoeira vos apanhe e agrade.

 

 

 

 

 DOMINGO 24 MAIO - 16:00 HORAS

 

"DIZZPARATES" OS AMIGOS DA TERRA - AVEIRO 

  

Através da expressão corporal e facial, os actores interagem constantemente entre si e o próprio público.

É uma comédia de um acto só, onde os protagonistas, a partir de objectos do dia-a-dia, criam situações cómicas acompanhados por sons e músicas que dão cor e vida ao espectáculo.

Esse é já o 2.º trabalho neste campo, tendo o primeiro recebido uma menção honrosa no concurso nacional de teatro do INATEL. Em 2005.

Este venceu a eliminatória distrital de Aveiro do mesmo concurso do ano de 2007 e classificou-se em 6.º lugar a nível nacional.

  

PRONTO ultimacto-teatro às 13:07