ULTIMAcTO
"blog experimental e não oficial do ULTIMAcTO Grupo de Teatro de Cem Soldos, concelho de Tomar."......... não é um blog qualquer, é um blog que apenas pretende ser um "placard" de colagem de recortes da vida do ULTIMAcTO
25
Mai 09

Sobre a peça que aconteceu no Sábado, dia 23 de Maio de 2009, no Auditório de Cem Soldos, as opiniões do público, são as melhores. Um espectáculo fantástico, empolgante, que até ao final prendeu a atenção de todos os que quiseram estar presentes na história de Agatha Cristie, recriada pelo grupo de Teatro de Benavente, o “Sobretábuas”. O espectáculo, que dá pelo nome de “A Ratoeira”, é uma adaptação de um clássico de Agatha Cristie. Um policial intrigante e cheio de “suspense” que até ao final e depois de muitas peripécias deixou no ar a dúvida de quem seria o assassino. Só no último instante se revelou que afinal, o assassino era o polícia. Um elenco muito experiente, mostrou como é possível fazer uma adaptação de um texto que não foi escrito para Teatro. Um grande espectáculo que marcou a passagem do “Sobretábuas” por Cem Soldos.

No dia seguinte, Domingo dia 24 de Maio de 2009, foi a vez de o Auditório de Cem Soldos encher para assistir aos “Dizzparates” dos Amigos da Terra – grupo de Teatro de Carregosa, distrito de Aveiro. Sete amigos, que ao longo de quase duas horas, sem texto, apenas com situações de “mimo” e de “clown”, levaram ao rubro o público presente.

Assim, fechado que está o segundo fim-de-semana da XIII Mostra de Teatro, o balanço feito pela organização – ULTIMAcTO/SCOCS – é extremamente positivo e encorajador para o terceiro e último fim-de-semana, que terá a seguinte programação:

 

Sábado, dia 30 de Maio de 2009, pelas 21:30 horas, a apresentação do clássico de Luís de Sttau Monteiro, “Felizmente Há Luar”. Esta peça será apresentada pelo Teatro Meia Via (Torres Novas) e é uma peça que recentemente conquistou o primeiro prémio no V Festival Nacional de Teatro de Amadores, que aconteceu em Póvoa de Lanhoso.

Peça em dois actos, é, como o autor refere, uma ‘trágica apoteose’ do movimento liberal oitocentista, pois recria a tentativa frustrada da revolta liberal de 1817 supostamente encabeçada pelo General Gomes Freire de Andrade, e os factos que levaram à sua prisão e enforcamento. O autor utiliza este acontecimento histórico com o objectivo de levar os leitores/espectadores a reflectirem sobre a situação portuguesa à data em que a mesma foi escrita – 1961, ditadura salazarista – recorrendo para isso a características comuns de ambas as épocas, como as conspirações internas; a luta contra o regime; as desigualdades sociais; a miséria; a fome; a ignorância; a repressão; as perseguições; as execuções, e tantas outras mais.

 

Domingo, dia 31 de Maio de 2009, pelas 16:00h, o Grupo de Teatro Palha de Abrantes, estará em Cem Soldos, para fechar a Mostra de Teatro com a peça “Eu, tu, ele, nós, vós, eles”. Esta é uma peça da autoria de Sérgio Godinho, a quem foi atribuído o Prémio de Teatro Infantil pela Secretaria de Estado da Cultura, em 1982. Num mundo virado do avesso, onde às crianças “é proibido” brincar e conviver, “Eu, tu, ele, nós, vós, eles” é uma história repleta de movimento, partilha, tolerância e amizade, na relação entre cinco personagens. O “corpo” está repleto de associações e histórias fantásticas. Através da descoberta das diversas partes do corpo do “outro”, as personagens vão buscar memórias aos afectos e devolvê-las ao grupo, que adere sempre ao jogo. O “outro” é o encontro e o desencontro que vai passando por qualquer um de nós na vida e nos deixa mais ricos. No final, como já é tradição, para celebrar o Dia Mundial da Criança será oferecido um lanche a todas as crianças presentes.

 

 

 

espectáculo "A Ratoeira" - SOBRETÁBUAS

 

 

espectáculo "DIZZPARATES" - OS AMIGOS DA TERRA

 

 

António Craveiro do ULTIMAcTO, quando subiu ao palco para entregar uma lembrança aos "Amigos da Terra"

 

PRONTO ultimacto-teatro às 22:05

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.