ULTIMAcTO
"blog experimental e não oficial do ULTIMAcTO Grupo de Teatro de Cem Soldos, concelho de Tomar."......... não é um blog qualquer, é um blog que apenas pretende ser um "placard" de colagem de recortes da vida do ULTIMAcTO
06
Mai 14

Auditório de Cem Soldos com casa cheia no espectáculo inaugural da XVIII edição do evento

 

 

 

 

 

 

Na abertura de XVIIIª edição da Mostra de Teatro de Cem Soldos coube ao grupo da casa a honra de pisar o palco em primeiro lugar.

Uma sala cheia deu as boas-vindas aos actores do grupo de teatro de Cem Soldos que interpretaram “Os Dois Menecmos” na noite de sábado 3 de maio. Um espectáculo do ULTIMAcTO baseado num texto de Plauto, autor da Roma Antiga. Esta peça conta a história de dois irmãos gémeos, separados em pequenos e que vivem momentos de encontros e desencontros entre eles e outras personagens que os acompanham durante uma hora de teatro. A aplaudir e rir com os actores cerca de uma centena de pessoas que quase lotaram o auditório da aldeia tomarense.

“Os Dois Menecmos” estreou em novembro do ano passado e agora voltou a casa depois ter andado em itinerância por inúmeros palcos do país.

Um dos palcos por onde “Os Dois Menecmos” passaram foi o palco do CALE-se (Festival de Teatro de Gaia) onde encontraram aquele que será o espectáculo da próxima sexta-feira dia 9 maio. “À Deriva” do grupo de Teatro Ajidanha, de Idanha-a-Nova é uma adaptação livre do texto teatral "Em Alto Mar", de Slawomir Mrozek. Conta a história de “dois homens e uma mulher perdidos em alto mar, que, circunscritos ao espaço de uma jangada, enfrentam o problema da fome. Um espectáculo caracterizado pelo nonsense, pela comédia visual e pela implícita sátira do sistema social e político que muitas vezes se revela absurdo e profundamente injusto.” Este espectáculo, o segundo da XVIII Mostra de Teatro de Cem Soldos, entra em cena às 21:30 horas.

Na noite de sábado 10 de maio é a vez do Boca de Cena, grupo de teatro de Minde apresentar uma peça de Vasco Santana com o título Boa noite Senhor Borges. "Comédia dos anos de ouro do cinema português. Um dos autores e principal actor desta comédia foi Vasco Santana. Um suceder de situações caricatas que mantêm o público bem-disposto e confrontado com a ridicularizarão das agruras de um homem que se vê e deseja para manter uma amante“, conforme reza a o resumo da peça do grupo de Minde que se estreia na Mostra de Teatro.

Este evento teve a sua primeira edição em 1997 e desde então tem sido realizado anualmente de forma ininterrupta. A organização está a cargo do ULTIMAcTO grupo de Teatro e do SCOCS (Sport Club Operário de Cem Soldos).

 

Contactos:

Sport Club Operário de Cem Soldos Largo São Pedro - Cem Soldos, nº 58 A/B 2305-417 Tomar 249 345 232 |e-mail: geral@scocs.pt 

ULTIMAcTO Grupo de Teatro de Cem Soldos António José Mourão Clemente | Tlm: 96 654 73 94 E-mail: tozeclemente@hotmail.com |ultimacto@gmail.com Facebook: www.facebook.com/ultimactocemsoldos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PRONTO ultimacto-teatro às 22:32